No período de 27 de maio a 5 de junho aconteceu o 2° Festirua de Bombinhas um Festival de teatro e títeres de rua. A Lambe-lambe O Presente Precioso, do Coletivo Onírico de Teatro compôs a programação em meio a teatreiros de diversas partes do mundo. Ismine Lima e Denise dos Santos, as criadoras do formato teatral Lambe-lambe, também estiveram presentes em atividades formativas e durante as apresentações pelas ruas e praças. Neste ano de 2019 a prática de teatro de caixas completa 30 anos de existência e caixeirxs do mundo todo estão se organizando de maneira a celebrar, em rede, essa forma peculiar de se fazer teatro. Michela AIELLO, integrante da cia Capello Rosso da Itália, apresentou durante o festival seu espetáculo Fellini Zirkus Boulevard que dialoga com obras de Fellini e sua poesia circense. Pedi para que ela descrevesse o que sentiu durante as apresentações de teatro lambe-lambe e ela com toda sua sensibilidade trouxe uma narrativa bastante forte, onírica e pessoal das obras:
Me acerco. Siempre estoy muy emocionada por la intimidad del encuentro. El misterio celado atrás de la cortina. Estoy tan emocionada que cuando empieza la musica me olvido de asomarme, como me habían invitado a hacer. Y finalmente miro. Cada cajita es un mundo, un universo, una persona. La cajita es la emanación misma de la persona, su continuación. Su corazón, su interior, su caja torácica. Me enseñan su galaxia de sueños, de visiones. Y yo, como por magia, me transformo en sus visiones,me identifico con ellas, y soy esta niña marioneta que mira la tele, movida por hilos invisibles, y soy este vagabundo y su maleta, y soy este señor que lee su libro y la muerte con senos de plastico le viene a llamar ladrando. y soy esta bailarina del Moulin Rouge, y toco el carillon para que siga bailando y bailando y que no pare, si paramos de bailar estamos perdids, decía Pina Bausch…
Muito obrigada Michela por seu olhar ímpar e poético. Gratidão também ao convite do Festirua e ao empenho para que esse festival acontecesse com encontros tão ricos.