Venham! Venham! Catação de Histórias e o Fio da Meada

O Coletivo Onírico de Teatro está preparando um novo espetáculo! Cheio de surpresas, esse espetáculo dá continuidade a pesquisa iniciada em 2011 no espetáculo “Catação de Histórias e Contação de Lixo” e trás o nome “Catação de Histórias e o Fio da Meada”.

No primeiro espetáculo desenvolvido escolhemos 3 histórias de diferentes países: Brasil, Japão e Rússia. Eram histórias de cultura oral com temas bem amplos como os ciclos da vida, a diversidade religiosa e o tempo. Essas eram contadas de forma bem teatral, com muitas músicas e utilizando cenários, instrumentos e objetos de cena confeccionados por meio da reutilização de materiais descartados.

Dessa vez o teatro, a música e a contação de histórias se encontram novamente, para falar de um tema que ainda é muito importante: a relação do homem com a natureza, presente de forma bem intensa no conteúdo das histórias. O cenário e os objetos de cena serão confeccionados após uma experimentação com diversos tipos de tecidos.

Quem nos conta essas lindas histórias são as Fiandeiras. Figuras arquetípicas e mitológicas, as fiandeiras são responsáveis pelo destino dos seres humanos, elas tecem histórias e tudo o que elas tecem acontece.

E lá estão elas organizando seus tecidos ou seriam suas histórias? E percebem que algo de estranho está acontecendo. Parece que nós, seres humanos, temos uma certa influência nas histórias, que sempre fogem do controle das tecelãs! Ao ver no que seus bordados se transformadescarga (1)ram, elas identificam o problema da relação dos seres humanos com a natureza e ao discutir suas causas (consumismo, desmatamento, poluição, etc…) elas buscam em seu arcabouço de histórias exemplos positivos de como relacionar-se com a natureza. É assim que elas acabam contando duas histórias: “O Kamba´í”, uma história brasileira vinda da Tribo Krukutu, do povo Guarani e chegou a nós através do indígena Olívio Jekupé.  A outra história contada é “Khejarli a Arvóre de Amrita” que veio da Índia, mais especificamente da tribo dos Bishnoi que fica no deserto do Rajastão.

O Espetáculo estreia ainda em 2015 e tem como público alvo pessoas de todas idades.

Entre em contato para apresentações em espaços alternativos como praças, quadras, parques, entre outros!

“Catação de Histórias e o Fio da Meada…”
Elenco: Maria Clara Teixeira, Iara Lage e Lis Nasser.
Direção Geral: Coletivo Onírico de Teatro
Direção Musical: Iara Lage
Direção Plástica: Maria Clara Teixeira
Produção: Coletivo Onírico de Teatro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *