Em Abril de 2012 o Coletivo Onírico de Teatro inicia a pesquisa de linguagem para a montagem teatral do espetáculo [A Cidade do Entre]. Aprovado pelo PROAC ICMS , foi patrocinado pela empresa GlobalPack.
Com o diretor e dramaturgo paulistano convidado Rafael Carvalho, o grupo se dedica a intervenções urbanas nos centros das cidades de Campinas, Valinhos e Vinhedo que se transformam em matéria prima para a construção da peça que possui como temática a vida nas grandes cidades e as histórias de pessoas, algumas anônimas, outras nem tanto, que dividem com o espectador momentos singulares de suas vidas.
Foram realizados 11 apresentações seguidas de bate-papo sobre o processo de criação do espetáculo, além de 8 intervenções urbanas. Ao todo, o projeto atingiu um publico de cerca de 12 mil pessoas:
- Três mostras de processos, uma em maio de 2013 em Vinhedo na sede do Estúdio-Tudio; outra em Dezembro de 2013 no Ocupa Estação, realizado na Estação Cultura de Campinas com o objetivos de ocupar o espaço público cultural da cidade e por fim, no Deguste Tugudum, também em Campinas, em um evento que reuniu diversos coletivos artísticos e artistas nacionais e internacionais.
- Três apresentações na sala Tonhinhos em Campinas. Inaugurando a grade de programação da sala.
- Uma apresentação no Teatro Municipal de Valinhos em 07 de março de 2013.
- Duas apresentações, nos dias 21 e 22 de março, em Campinas, no Barracão Teatro, importante espaço no teatro brasileiro sendo referencia para artistas e grupos de outros países.
- Duas apresentações dias 10 e 11 de abril, no Teatro Municipal de Vinhedo para uma plateia que além do publico rotineiro do espaço, contou com a presença de escolas publicas e particulares que foram convidadas, dentro da proposta de popularização do teatro e formação de espectador que o Coletivo Onírico de Teatro desenvolve.
No Coletivo Onírico, as intervenções urbanas, além de seu objetivo intrínseco, também cumprem a função de objeto de pesquisa, onde o material coletado/experienciado nas ruas é levado para sala de ensaio e posteriormente para os palcos.
Foram realizadas 3 intervenções urbanas, em diferentes cidades, totalizando 8 intervenções. Foram elas:
Um Clima bom para outros banhos
Com o intuito de promover novas relações com o espaço urbano e refletir sobre a crise hídrica vivenciada atualmente o Coletivo Onírico de Teatro saiu pelas ruas munido de guarda–chuvas, Cores e Perguntas, relacionando-se com o espaço e com os transeuntes da urbe e os questionando: O que podem os corpos diante da seca e da inundação? Entre respostas escutadas pelos transeuntes que trafegavam pela ciência e mito escutamos “não chove por que Deus quer” ou “a culpa é do homem que esta maltratando o planeta”
Realizada :
14 e 15 de Novembro na Cidade de Campinas.
22 de Janeiro na Cidade de Campinas
22 de Janeiro na Cidade de Valinhos
Papai Noel Caveira
Esse bom velhinho, apesar da cara de caveira e da figura franzina e inusitada traz presentes raros na atualidade e principalmente na época do Natal. De dentro do saco mágico de presentes ele tira frases, imagens e poesias que propõe reflexões sobre o consumismo exasperado na época do Natal e como esse mesmo consumo se opõe aos valores natalinos de solidariedade e amor.
Realizada:
22 e 23 de Dezembro na Cidade de Vinhedo.
Me conta uma história?
Ao invés de falar, os atores/performes/contadores de história do Coletivo Onírico de Teatro saíram para as ruas para ouvir e coletar histórias . No espaço urbano encontramos muita gente com pressa e pouca disponibilidade, mas também trocamos ótimos momentos com jovens esperançosos e curiosos, idosos sedentos por atenção e ouvidos com longas e belas histórias.
Realizada:
Dias 3 de Fevereiro na Cidade de Vinhedo.